No dia 19 de abril 2010, às 12h30, aconteceu a cerimônia de entrega do IV Prêmio Nacional de Desburocratização Eletrônica. A premiação, promovida pelo Sistema FIRJAN, por meio do IEL‐RJ e da FGV Projetos, com o apoio do Sebrae/RJ e do Portal Empresarial, foi realizada na sede do Sistema no centro do Rio de Janeiro (foto).

A premiação se dividiu em duas modalidades – G2B (governo / empresas) e G2C (governo / cidadãos) – cada uma delas em três categorias: municipal, estadual e federal. Foram escolhidas iniciativas que, utilizando a internet como meio, contribuíram efetivamente para a redução da burocracia estatal, facilitando o dia-a-dia de empresas e cidadãos, sob o ponto de vista do usuário.

Na categoria G2C municipal, a prefeitura de Barra Mansa, representada pelo prefeito José Renato Bruno Carvalho, foi premiada pelo site Planejamento Online. O projeto possibilitou a criação e gerenciamento de um fórum dedicado aos profissionais liberais de engenharia e arquitetura, que submetem seus projetos à análise dos técnicos, cujo tempo médio de aprovação é de um mês. O prazo anterior era de um ano. Qualquer cidadão também pode efetuar o download de arquivos públicos.

O prefeito Zé Renato, na ocasião disse que o lançamento do Planejamento Online foi mais um avanço na modernização da administração pública, e que a entrega do prêmio foi um grande reconhecimento aos recursos que a Prefeitura vinha investindo para agilizar o atendimento à população. “Agradeço a todos que contribuíram para a criação e implantação desta nova ferramenta proporcionando um atendimento melhor e de mais qualidade. Este é mais um dos diversos benefícios que a população está tendo acesso sem precisar vir à prefeitura”, destacou Zé Renato, ao ressaltar que o link do Planejamento Online é um símbolo de desenvolvimento e que, antes de sua implantação, foram realizados testes com empresas de São Paulo e Minas Gerais, que também o aprovaram. 

A Comissão Julgadora do prêmio foi composta por Jornalistas, Empresários, Executivos de TI e por diretores da FIRJAN, da FGV Projetos e do Sebrae/RJ.