A modernização administrativa da Secretaria de Planejamento é resultado de uma profunda mudança de paradigmas que ocorreu na Prefeitura em decorrência do novo Plano Diretor, em vigor desde dezembro de 2006, denominado Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental - PDDUA (Leis Complementares n.º 48, 49, 50 e 51/2006). Também contribuiram significativamente para isso a implantação do Programa Morar Legal (Lei Complementar n.º 44/2006) e do Código de Execução de Projetos, de Edificações e de Obras - CODEX (Lei Complementar n.º 53/2007). Coube à Administração Municipal implementar as ações para informatizar os processos de análise de projetos dentro desse novo contexto, como por exemplo o site Planejamento-Online.

Além do portal Planejamento Online, outro serviço disponível no site da Prefeitura e que complementa esse procedimento, é o Portal da Transparência que é um instrumento de controle social que possibilita ao cidadão acompanhar informações sobre a administração pública municipal.  Nele constam dados em formato aberto, como Boletins Oficiais, Licitações, Contratos e Convênios, Prestação de Contas e Estrutura Organizacional da Prefeitura de Barra Mansa. Caso você não encontre no Portal da Transparência as informações que deseja, basta solicitá-las ao Serviço de Informações ao Cidadão (SIC) existente no próprio site.

Entre todas essas inovações da Secretaria de Planejamento para melhorar o serviço e incrementar a aprovação está o Setor de Atendimento. O espaço de atendimento foi readequado e o agendamento aumentaram a capacidade de atendimento aos profissionais e proprietários. Antes o atendimento era livre, fato esse que tornava improdutiva a análise dos projetos. Agora funciona às quintas e sextas-feira de 9:00h às 16:00h. Com o Setor de Atendimento também é possível esclarecer dúvidas simples por telefone ou e-mail e agendar as consultas técnicas com o analista de projetos. Antes o prazo de aprovação de um projeto poderia se estender por meses, agora pode ser de apenas um mês, se todos os trâmites forem observados.

A melhoria das instalações no pavimento térreo e no mezanino, ocorreram devido ao Programa de Modernização da Arrecadação Tributária - PMAT do Governo Federal implantado no Município pela Secretaria de Fazenda.

Novos tempos, novas práticas!